Perguntas frequentes
-
O que é escrita terapêutica?
A escrita terapêutica é uma ferramenta terapêutica criada por James Whiting Pennebaker, psicólogo social estadunidense, e que permite expressar pensamentos, sentimentos e experiências por meio da escrita. Esse tipo de expressão de sentimentos pode fortalecer o sistema imunológico e melhorar a qualidade de vida em geral.
-
Quem pode participar?
Pode participar do Escreva para Cuidar pessoas e profissionais de todas as áreas que se interesse em cuidar da sua saúde mental e bem estar.
-
Como funciona o envio de feedbacks?
Quinzenalmente o participante pode enviar uma mensagem de áudio falando de sua experiência ou trazendo alguma questão ou sentimento que esteja passando. Os áudios podem conter até 10 minutos de duração e será respondido por algum profissional da equipe.
-
Qual é o tempo estimado de dedicação semanal?
O tempo é variável e depende de cada participante. A experiência de escrever sobre si e sobre o que esta passando é individual, o importante que que cada participante tire alguns minutos diários para essa escrita, para acompanhar os vídeos de orientação e reflexão e a cada quinze dias, um tempo para mandar seu relato em áudio.
-
Como posso cancelar a participação?
A qualquer momento durante o processo é possível cancelar a participação, enviando um email para o atendimento solicitando. O prazo para cancelamento é de até 10 dias.
-
E se eu perder uma semana?
Com dedicação e interesse no processo, você pode recuperar o conteúdo de uma semana na outra. Em casos de maior atraso, o participante pode entrar em contato com o suporte para ter uma ajuda mais específica.
-
Posso compartilhar minha experiência com colegas?
A escrita terapêutica é um trabalho individual, íntimo de cada um. Você contará com nossa equipe para te acompanhar, mas se quiser compartilhar com um colega, a escolha é pessoal também. Sem dúvidas em muitos casos, é sempre melhor uma ajuda profissional em questões emocionais.
-
O Escreva para Cuidar substitui o trabalho com um psicólogo ou psiquiatra?
Não! Apesar de terapêutico, o processo não é terapia. Em casos emocionais mais delicados, é de extrema importância a busca desses profissionais. Nossa equipe também pode te ajudar avaliando a necessidade e com a procura por profissionais.

